Postagens

Como cadastrar DI/NF na MIC?

  O que é uma DI/NF? O sistema MIC disponibiliza a funcionalidade DI/NF para a movimentação de produtos já importados por uma DI/DUIMP. Quando a empresa precisa movimentar um produto nacionalizado, mas ainda não movimentado, e emitir notas para o lote, o cadastro de uma nova DI pode não ser viável. O nome “DI/NF“ vem de DI (por simular uma DI) e NF (por ser um saldo gerado apenas por uma nota fiscal). O CST Origem da DI/NF é configurado automaticamente como 1, permitindo a empresa registrar pedidos e emitir notas de saída. Detalhes sobre a DI/NF: Nota Fiscal Mãe : Não é possível emitir uma Nota Fiscal Mãe para uma DI/NF, já que o produto já está nacionalizado. Regras Fiscais : Não é possível cadastrar regra fiscal para a DI/NF, pois, sem a emissão de uma Nota Fiscal Mãe, a regra fiscal para a DI/NF não terá aplicação, sendo necessário cadastrar regras fiscais apenas para os pedidos desta DI/NF. É possível cadastrar pedidos para uma DI/NF? Sim, após cadastrar a DI/NF, ela terá o co...

Suspender e Encerrar pedidos na MIC

Imagem
  Ao consultar um pedido e abrir sua página de detalhes, no canto superior esquerdo, será exibido um botão de AÇÕES. Ao clicar no botão, serão exibidas as opções de suspender e encerrar o pedido: Suspender: Usado para q uando desejar pausar as atividades naquele pedido. Com um pedido suspenso, não é possível emitir notas fiscais, e o pedido poderá ser reativado novamente, se desejado. O saldo do pedido continuará no pedido. Encerrar: Ao encerrar um pedido, o saldo que restou nele, retornará à DI. Nessa opção não é possível reativar o pedido posteriormente, sendo uma ação definitiva. Como reativar um pedido suspenso? Após suspender o pedido, o botão Ações exibirá a opção: Reativar. Ao clicar em reativar um pedido suspenso, ele voltará a ser disponível para emissão de notas fiscais.

Como alterar uma informação de uma DI/DUIMP na MIC?

 Na plataforma MIC, a alteração de uma informação em uma Declaração de Importação (DI/DUIMP) é permitida apenas em situações específicas. A seguir, estão os casos em que essa alteração pode ser realizada. Campos que podem ser alterados na DI/DUIMP: Operação da DI Local MIC Filial Produtos, acondicionamentos, quantidades e valores Informações fiscais Observações Quando a DI ainda não possui notas fiscais emitidas Se a DI foi cadastrada recentemente e nenhuma nota fiscal – seja mãe ou filha – foi emitida, a DI fica disponível para alteração normalmente. Nesse caso, o cliente pode editar os dados da DI sem restrições. Siga por ALTERAÇÕES -> DI, informe sua DI/DUIMP, e a tela de alterações será exibida. Quando a DI já possui notas fiscais emitidas Se já foram emitidas notas fiscais vinculadas à DI, o cliente não poderá alterá-la diretamente. Contudo, há duas possibilidades para que a alteração seja feita: 1. Cancelar todas as notas fiscais emitidas para a DI/DUIMP Ao cancelar to...

ICMS Desonerado x ICMS Diferido na MIC

Imagem
No universo fiscal, é comum se deparar com termos como ICMS desonerado e ICMS diferido. Apesar de semelhantes à primeira vista, eles representam situações diferentes na aplicação do imposto na MIC. ICMS Diferido na MIC Para aplicar ICMS Diferido na MIC, o cliente deve cadastrar uma regra fiscal com o CST 51 – Diferimento . Existem quatro comportamentos possíveis conforme o preenchimento da porcentagem de ICMS diferido: 1. Diferimento completo Quando o cliente deseja adiar 100% do ICMS. Na regra fiscal: CST ICMS = 51 – Diferimento Porcentagem (%) de ICMS Diferido = 100,00% Na nota fiscal: o valor da base de cálculo ICMS será igual ao valor total da nota fiscal. O valor do ICMS sai zerado A tag vICMS = 0 A tag vICMSDif = valor total calculado do ICMS diferido 2. Diferimento parcial O cliente paga parte do ICMS e adia outra parte. Na regra fiscal: CST ICMS = 51 % ICMS Diferido = ex: 50,00 Na nota: O valor da nota fiscal e a base de cálculo do ICMS s...

Cadastro de um novo benefício fiscal na MIC

Para que possamos realizar o cadastro correto de um novo benefício fiscal no sistema MIC, é necessário que o cliente envie as seguintes informações ao Helpdesk MIC: Os dados fiscais só serão usados caso o cliente não utilize regras fiscais, pois o sistema precisará parametrizar a nota com  regras fiscais internas. Caso sua empresa utilize regras fiscais, os dados da regra fiscal do pedido que serão considerados para a parametrização. De qualquer maneira, mesmo utilizando regras fiscais, é necessário que seja informado os dados solicitados, pois caso em algum momento seja usado regras fiscais internas, o sistema terá a informação completa. Dados necessários: 1. ESTADO: UF - Obrigatório Informe a unidade federativa (UF) onde o benefício será aplicado, como SP, RJ, MG, entre outros. 2. SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA: CST do ICMS  - Obrigatório Informe a qual CST o benefício fiscal corresponde, em relação ao ICMS. Exemplos: 51, 40, 20... 3. CLASSIFICAÇÃO FISCAL (NCM): Informe a NCM (Nomencla...

Venda de Produto em Dólar

 Pensando em atender de forma mais precisa as necessidades dos nossos clientes que trabalham com vendas em moeda estrangeira, o sistema MIC oferece a operação 83 – VENDA DE PRODUTO EM DÓLAR (CFOP 106) . Se você deseja utilizar essa funcionalidade, é importante seguir um passo inicial: entre em contato com o Helpdesk e informe o local MIC onde será realizada a movimentação . Após esse contato, nossa equipe irá liberar o local para uso da operação, conforme permitido. Como funciona a operação 83? O processo é simples e automatizado para facilitar o seu dia a dia: Cadastro do Pedido O cliente deve cadastrar o pedido utilizando a operação 83. Informação da Taxa do Dólar (opcional) Durante o cadastro, o sistema oferece a opção de informar manualmente a taxa do dólar . Se a taxa for informada: O sistema calculará automaticamente o valor unitário cotado em dólar , utilizando a fórmula: valor unitário × taxa do dólar Com isso, o valor total da nota fiscal será obtido com: ...

Como usar a plataforma de teste - HOMOLOGAÇÃO?

Como utilizar a plataforma de testes do sistema MIC? Se você está começando a utilizar o sistema da MIC, é fundamental conhecer o ambiente de homologação — também conhecido como plataforma de testes . Ele foi criado para que você possa testar as funcionalidades do sistema com segurança, antes de operar na versão oficial (Produção). Neste artigo, explicamos como acessar, configurar e começar a usar a plataforma de testes da forma correta. Vamos lá? O que é a plataforma de testes? A plataforma de testes é um ambiente isolado da produção. Isso significa que qualquer informação inserida nela  não afeta os dados reais da sua empresa . Ela serve exclusivamente para simulações, treinamentos e validações. Link da plataforma:  MIC Sistemas - Homologação Passo a passo para começar a usar 1. Acesse o ambiente de testes Você pode acessar a plataforma de testes diretamente pelo link: 🔗  MIC Sistemas - Homologação Obs: Esse ambiente é separado do sistema oficial. Certifiq...