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Cadastro de um novo benefício fiscal na MIC

Para que possamos realizar o cadastro correto de um novo benefício fiscal no sistema MIC, é necessário que o cliente envie as seguintes informações ao Helpdesk MIC: Os dados fiscais só serão usados caso o cliente não utilize regras fiscais, pois o sistema precisará parametrizar a nota com  regras fiscais internas. Caso sua empresa utilize regras fiscais, os dados da regra fiscal do pedido que serão considerados para a parametrização. De qualquer maneira, mesmo utilizando regras fiscais, é necessário que seja informado os dados solicitados, pois caso em algum momento seja usado regras fiscais internas, o sistema terá a informação completa. Dados necessários: 1. ESTADO: UF - Obrigatório Informe a unidade federativa (UF) onde o benefício será aplicado, como SP, RJ, MG, entre outros. 2. SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA: CST do ICMS  - Obrigatório Informe a qual CST o benefício fiscal corresponde, em relação ao ICMS. Exemplos: 51, 40, 20... 3. CLASSIFICAÇÃO FISCAL (NCM): Informe a NCM (Nomencla...

Venda de Produto em Dólar

 Pensando em atender de forma mais precisa as necessidades dos nossos clientes que trabalham com vendas em moeda estrangeira, o sistema MIC oferece a operação 83 – VENDA DE PRODUTO EM DÓLAR (CFOP 106) . Se você deseja utilizar essa funcionalidade, é importante seguir um passo inicial: entre em contato com o Helpdesk e informe o local MIC onde será realizada a movimentação . Após esse contato, nossa equipe irá liberar o local para uso da operação, conforme permitido. Como funciona a operação 83? O processo é simples e automatizado para facilitar o seu dia a dia: Cadastro do Pedido O cliente deve cadastrar o pedido utilizando a operação 83. Informação da Taxa do Dólar (opcional) Durante o cadastro, o sistema oferece a opção de informar manualmente a taxa do dólar . Se a taxa for informada: O sistema calculará automaticamente o valor unitário cotado em dólar , utilizando a fórmula: valor unitário × taxa do dólar Com isso, o valor total da nota fiscal será obtido com: ...

Como usar a plataforma de teste - HOMOLOGAÇÃO?

Como utilizar a plataforma de testes do sistema MIC? Se você está começando a utilizar o sistema da MIC, é fundamental conhecer o ambiente de homologação — também conhecido como plataforma de testes . Ele foi criado para que você possa testar as funcionalidades do sistema com segurança, antes de operar na versão oficial (Produção). Neste artigo, explicamos como acessar, configurar e começar a usar a plataforma de testes da forma correta. Vamos lá? O que é a plataforma de testes? A plataforma de testes é um ambiente isolado da produção. Isso significa que qualquer informação inserida nela  não afeta os dados reais da sua empresa . Ela serve exclusivamente para simulações, treinamentos e validações. Link da plataforma:  MIC Sistemas - Homologação Passo a passo para começar a usar 1. Acesse o ambiente de testes Você pode acessar a plataforma de testes diretamente pelo link: 🔗  MIC Sistemas - Homologação Obs: Esse ambiente é separado do sistema oficial. Certifiq...

Como atualizar o certificado digital da empresa ou grupo na MIC?

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O certificado digital da empresa (ou grupo) pode ser atualizado pelo próprio cliente, evitando acessos desnecessários de pessoas não autorizadas a manipular o certificado digital da empresa. Para atualizar o certificado, você precisará ter: Seu usuário do sistema deve ter permissão para cadastrar o certificado digital (tanto no ambiente de PRODUÇÃO quanto em HOMOLOGAÇÃO, caso efetue testes); Arquivo do certificado digital com a extensão .PFX; Senha do certificado digital. Em seguida, você pode acessar o Sistema MIC e seguir pelo menu inicial até o módulo CADASTROS: Selecione a opção CERTIFICADO DIGITAL: Escolha o grupo desejado (caso você possua acesso a somente um grupo de empresas não será necessário escolher grupo): Clique na opção NOVO CERTIFICADO para prosseguir com o cadastro de um novo certificado: Ou clique na AÇÃO ATUALIZAR, em um certificado digital que já exista para seu grupo ou filial desejada: Escolha se o certificado digital será válido para apenas uma empresa (será de...

Para que serve o agrupamento de produtos na MIC?

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     Para facilitar o processo de emissão de notas fiscais e melhorar a categorização dos produtos, o sistema MIC introduziu uma funcionalidade: o agrupamento de produtos. Neste post, vamos explicar como funciona esse recurso e como ele pode otimizar o cadastro de produtos no sistema. O que é o agrupamento de produtos?      O agrupamento de produtos é uma nova funcionalidade do sistema MIC que permite aos usuários criar grupos de produtos com características semelhantes. Por exemplo, se a empresa vende diferentes tipos de nitrato, como Nitrato de Amônio, Nitrato de Potássio e Nitrato de Sódio, ela pode criar um agrupamento chamado "NITRATO". Todos esses produtos podem ser adicionados a esse grupo, facilitando a sua organização e gestão, agilizando até mesmo a parametrização com as regras fiscais. Como funciona o agrupamento no sistema MIC? 1. Criação do Agrupamento:    - No sistema MIC, o usuário pode acessar a seção de CADASTROS  e em segu...

Como a parametrização da nota fiscal é feita?

Para parametrizar uma nota fiscal, o sistema irá identificar por ordem de prioridade a parametrização a ser aplicada. Por ordem de maior prioridade, a regra fiscal sempre será a configuração mais específica para um pedido, caso o pedido não possua parametrizações diretamente em seu cadastro. Caso possua informações fiscais no próprio pedido, será levado em consideração os dados cadastrados no pedido . Pedidos parametrizados com uma regra fiscal definida pelo cliente , de acordo com as suas necessidades, terão suas notas fiscais de acordo com todos os parâmetros aplicados. Caso o cliente não utilize a parametrização por regras fiscais , o sistema poderá atrelar uma regra fiscal interna que corresponda a algum parâmetro da nota fiscal, para evitar rejeições por parte da SEFAZ. As regras fiscais internas não são tão específicas quando as regras parametrizadas pelo cliente, e seu uso em uma nota fiscal sem parametrização pode tanto auxiliar, deixando-a correta e garantindo sua apro...

Como gerar um arquivo Excel com os dados das notas fiscais emitidas?

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Para baixar o arquivo Excel das notas desejadas, siga por: - No sistema MIC, siga por CONSULTAS : - Selecione a opção NOTAS FISCAIS e preencha o filtro de acordo com o desejado para retornar as notas fiscais esperadas: - Após preencher os campos de filtro desejado, clique em BUSCAR e analise o retorno que é exibido com todas as notas fiscais correspondentes ao filtro: - Em seguida, no canto superior direito do sistema, identifique as opções: Personalizar: Acrescente parâmetros para refinar a busca e a visualização do resultado da consulta.   Imprimir: Cria um arquivo PDF com os dados da consulta e encaminha para a impressão.   Exportar: Cria um arquivo Excel com os dados da consulta, e efetua o download imediatamente. - Clique em Exportar e logo em seguida, em Excel: - O download do arquivo será feito automaticamente na extensão .xls, com a tabela montada de acordo com os parâmetros escolhidos pelo cliente na busca das notas fiscais desejadas.