Como alterar uma informação de uma DI/DUIMP na MIC?
Na plataforma MIC, a alteração de uma informação em uma Declaração de Importação (DI/DUIMP) é permitida apenas em situações específicas.
A seguir, estão os casos em que essa alteração pode ser realizada.
Campos que podem ser alterados na DI/DUIMP:
Operação da DI
Local MIC
Filial
Produtos, acondicionamentos, quantidades e valores
Informações fiscais
Observações
Quando a DI ainda não possui notas fiscais emitidas
Se a DI foi cadastrada recentemente e nenhuma nota fiscal – seja mãe ou filha – foi emitida, a DI fica disponível para alteração normalmente.
Nesse caso, o cliente pode editar os dados da DI sem restrições.
Siga por ALTERAÇÕES -> DI, informe sua DI/DUIMP, e a tela de alterações será exibida.
Quando a DI já possui notas fiscais emitidas
Se já foram emitidas notas fiscais vinculadas à DI, o cliente não poderá alterá-la diretamente.
Contudo, há duas possibilidades para que a alteração seja feita:
1. Cancelar todas as notas fiscais emitidas para a DI/DUIMP
Ao cancelar todas as notas fiscais associadas à DI/DUIMP, o sistema libera a DI para edição.
Após o cancelamento, o cliente poderá alterar a DI/DUIMP normalmente.
Siga por ALTERAÇÕES -> DI, informe sua DI/DUIMP, e a tela de alterações será exibida.
2. Solicitar liberação ao Helpdesk
Caso o cancelamento das notas não seja possível, o cliente pode solicitar ao Helpdesk a liberação da DI para alteração.
Importante destacar que, neste caso, apenas as próximas notas fiscais emitidas refletirão a alteração do local. As notas já emitidas não sofrerão alterações.
Após solicitar a liberação ao Helpdesk e a equipe confirmar a liberação, altere a DI/DUIMP.Siga por ALTERAÇÕES -> DI, informe sua DI/DUIMP, e a tela de alterações será exibida.
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